quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hipocrisia.


Como eu ainda tenho muito que aprender! E me parece que essa verdade fica ainda mais clara quando estou frente às minhas fraquezas. (fraquezas: áreas que preciso mudar)

Hoje de manhã, mais uma vez, foi aquela rotina: acordar às 7:00, dar aquela enrolada básica para levantar, o famoso mais 5 minutos, trocar de roupa, escovar os dentes e bora pra oração.

No caminho, a causa desse texto apareceu. Subindo a pé para a igreja, deparei-me com um carente, um mendigo. Passei por ele ouvindo minha música… Então, lembrei-me de duas pregações que fiz há pouco tempo, uma em Niterói – em um congresso em que falei do tema Maranata –, a outra em Vila Velha – na Conferência do Espírito Santo –, ambas sobre a responsabilidade que temos como igreja diante do mundo em que vivemos. E por algum momento me vi diante da hipocrisia. Lembrei-me do levita, do sacerdote e do bom samaritano. (Lucas 10: 25-35)

Fui mais uma vez confrontado com as palavras de Jesus. E agora, estou aqui escrevendo esse texto com a cabeça cheia, envergonhado pelo descaso de simplesmente ter passado por uma pessoa e nem sequer dado um bom dia!

“Preciso de mais canções, canções que me façam abrir os olhos ao invés de fechá-los! Preciso de uma música que me desperte do meu sono, da minha dormência, da minha insensibilidade. Uma música que me faça acordar para a realidade”.

Perdoe-me por tanta sinceridade. Com certeza, eu gostaria de ter sempre perfeições para lhes apresentar; mas, hoje, estou muito mais diante das minhas debilidades que qualquer outra coisa!

Nessa manhã, tive um encontro com Jesus. Mas, não foi como um romance, e sim como um tribunal! Vi minha falta de verdade ser condenada pela Sua imensa compaixão.

É sempre um desafio ser cristão; e não dá pra ser diferente!
A proposta de Cristo é levarmos uma cruz!

Paro para orar... “Pai, junto com meus irmãos essa manhã, quero agradecer por esse dia, por poder entrar, falar Contigo. Pai, quero Te pedir nesse dia: tira de nós tudo o que nos impede de sermos como Jesus, as máscaras que fizemos para parecermos algo que ainda não somos, a nudez coberta com as folhas. Muda-nos, Senhor! Já não podemos mais suportar nossa falsidade, nossa hipocrisia! Queremos ser verdadeiros. Tira todo o falso, o falso ruim, aquele que nós julgamos ser ruim, como também o falso bom, o que julgamos ser bom, mas rouba o lugar da verdade do Senhor em nós! Faça isso Pai! Em nome de Jesus”.

Minha oração é um convite à identificação; começo o dia com o Espírito Santo convidando-me ao arrependimento.

Preciso mudar.

Quero concluir esse momento com uma reflexão de Philip Yancey sobre o texto de Atos 5:1-11.

A igreja estava em um momento maravilhoso; o Espírito Santo guiando os irmãos a um momento de generosidade. José, um irmão que era levita, havia vendido um terreno e depositado tudo nos pés dos apóstolos [os levitas eram a tribo que não tinha herança, o próprio Senhor era sua herança]. Ninguém tinha falta de nada. (Atos 4:33-37). No meio desse mover do Espírito Santo, duas pessoas decidiram mentir. Porque eles fizeram isso, apenas suspeitamos, talvez por dinheiro, talvez por reconhecimento. O que sabemos é que sua mentira, sua falta de verdade, sua hipocrisia os levou à morte.


Parece que Deus não sabe lidar com nossa falta de verdade. Na entrada triunfal, Jesus disse: “Esse povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Deus também disse ao povo de Israel: “Eu não consigo participar dos seus cultos”.

Nossa falta de verdade incomoda a Deus.

Que Deus possa sempre lidar com a nossa verdade, mesmo que essa verdade seja aquela que não queremos demonstrar.

texto escrito dia 11/11/2010.

Um comentário:

  1. Pastor Vinicius, Boa noite.
    sou eu, Jessica de Vix, Rio da Vida.

    Sempre passo por aqui, e aprendo muito com os textos. Mas hoje, nao pude deixar de comentar, esse texto marcou minha vida.

    Infelizmente eu me incluo nesse texto, me incluo ao arrependimento. As vezes acordo de manha, e me pergunto se nós estamos vivendo como a igreja que está no coração do Pai, e na maioria das vezes, respondo a essa pergunta com um "não". Eu estava na conferencia, e sei exatamente do que o senhor estava falando.
    Meu Deus, nao posso mais passar despercebida, deixar de cumprir o propósito para o qual fui chamada de feitura de Deus, nao podemos ser da mesma especie, e agir tão diferente. Meu Deus!

    Enfim, agradeço a Deus pela vida do senhor pastor, pela sua sinceridade que pra mim, marca sua vida. Glória a Deus por isso. Que o Pai continue usando sua vida, pra glorificar o nome Dele, seja com coisas boas, como tambem com as cinzas.

    a paz querido.

    ResponderExcluir